A DIMENSÃO ESPACIAL E O PROCEDER PEDAGÓGICO
Espaço. Educação. Dimensão Espacial.
Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte. Teve o objetivo de compreender a concepção espacial
associada à ação pedagógica. Tratou-se de uma abordagem histórico-científica das
concepções de espaço para enfatizar a espacialidade a partir do referencial teórico geográfico
e educacional. Em sua empiria junto a um universo discente universitário, utilizou um
instrumento de medição quantitativo como subsídio a uma análise dialógica qualitativa.
Evidenciou um quadro sintético advindo da interação e da reflexão dirigidas para os
problemas, desafios e potenciais de uma visão pedagógica que considera a espacialidade da
Educação. Buscou-se promover delineamentos de caminhos pedagógicos para uma
abordagem mais integrada do ensino de uma concepção heterotópica de espaço, como
condição crítica necessária à apropriação da realidade social sem fazer a dicotomia
epistemológica, potencializando a sua significação para a aprendizagem num ambiente de
ensino; assim como a formação científica e docente no curso de geografia.