AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS-RN (2009 A 2012)
Trabalho docente; condições de trabalho; políticas educacionais
O estudo denominado “ As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede
municipal de Currais Novos-RN (2009 à 2012)” tem como objetivo analisar a configuração do
trabalho docente em escolas da rede Municipal de Currais Novos-RN, entre os anos de 2009 a
2012 considerando as dimensões da infraestrutura, da formação inicial e continuada e da
intensificação e precarização do trabalho docente, no contexto das reformas educacionais da
década de 1990. Parte do pressuposto que o trabalho docente é parte constitutiva da sociedade
capitalista tendo sido redimensionado a partir das novas exigências postas pelo mundo do
trabalho. Para realização da pesquisa foi considerado os dados da pesquisa survey
denominada “Trabalho Docente na Educação básica no Brasil, ( 2009 á 2010), realizada em
sete estados brasileiros sendo eles: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná,
Santa Catarina e Espírito Santo. Especificamente para o aprofundamento desse estudo foram
selecionadas escolas no município de Currais Novos nas quais foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com os professor (regentes de sala de aula) do referido município. A
pesquisa se insere em uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e os instrumentos
de pesquisa adotados foram: pesquisa documental, revisão bibliográfica, entrevistas e o
questionário. A análise dos dados nos permite inferir que o trabalho docente dos professores
dos estados que participaram da pesquisa vem sofrendo a influência das mudanças no mundo
do trabalho e das reformas educacionais e tem assumindo características como a
flexibilização, precarização e intensificação e essa tendência também está presente nas escolas
que foram pesquisadas no município de Currais Novos. No que se refere às condições dos
professores de sala de aula esses indícios são mais acentuados tendo em vista que tiveram
suas funções e competências ampliadas para além da sala de aula. Os dados evidenciam ainda
que de modo geral as condições de trabalho dos docentes em âmbito nacional, estadual e local
são deficitárias e heterogêneas aprofundando cada vez a distância entre unidades escolares e
redes de ensino. Dessa forma é importante que sejam implementadas políticas públicas que
valorizem o trabalhador docente e melhorem suas condições de trabalho em todas as
dimensões que interferem diretamente no seu trabalho.