O Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental - ATES: uma avaliação de processo no RN (2004-2010)
Estratégias. Avaliação. Politicas públicas. Extensão.
O projeto de tese intitulado “O programa de assessoria técnica, social e ambiental - ATES: uma avaliação de processo no RN (período 2004-2010)“ tem como objetivo geral avaliar a implementação do programa Ates nos assentamentos rurais de reforma agrária. Desse modo, para consecução dos objetivos, organizamos o percurso metodológico realizando a priori um levantamento bibliográfico referente à temática, considerando as categorias de análise que perpassa toda a discussão realizada, seja: estratégias, políticas publicas e extensão. Ainda realizar-se-á a pesquisa de campo na qual utilizaremos a entrevista semi estruturada com os agentes que estão diretamente implementando o programa e questionários com os beneficiários, sendo estes de três assentamentos rurais, como assentamento Moacir Lucena (apodi), assentamento Monte Alegre (Gov. Dix-Set Rosado) e assentamento Cabelo de Negro (Mossoró) Neste sentido estamos de fato realizando um estudo de casos múltiplos, observando-se as similaridades e diferenças nas estratégias de implementação do programa em foco utilizado pelos agentes - extensionistas das instituições governamentais e não governamentais. Para efeito de compreensão e visualização, ainda utilizaremos fotografias dos assentamentos bem como a cartografia para evidenciar o espaço geográfico do RN em avaliação. Partimos do pressuposto de que existem diferenças nas estratégias utilizadas pelos agentes das instituições governamentais e não governamentais na implementação do programa de ates no RN. A hipótese norteadora da pesquisa foi: O modelo de implementação do programa Ates realizado nos assentamentos rurais do RN pelas instituições governamentais é do tipo Top down, já o modelo das instituições não governamentais é do tipo Bottom up.A pesquisa é de cunho qualitativo mas não invalidando a possibilidade de no decorrer da pesquisa possamos utilizar o método quantitativo.