COMPARAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES DE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FRENTE AOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS OFERTADOS À POPULAÇÃO LGBT EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA PARAÍBA E EM JOÃO PESSOA
Profissionais da Assistência Social; População LGBT; Serviços Socioassistenciais; Municípios de Pequeno Porte da Paraíba; João Pessoa.
A pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de profissionais da assistência social incluindo psicólogos, assistentes sociais, advogados e educadores, bem como usuários LGBT, acerca dos serviços socioassistenciais para população LGBT, nos municípios de pequeno porte da Paraíba e na capital de João Pessoa. A pesquisa se concentra em avaliar a eficácia e a qualidade, bem como os desafios encontrados nos serviços oferecidos nesses contextos específicos. A metodologia empregada envolve a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais e usuários. O trabalho demonstra a importância de compreender as percepções dos profissionais e usuários da assistência social em diferentes contextos regionais, enfatizando a necessidade de considerar as especificidades culturais e contextuais para refletir sobre os serviços socioassistenciais ofertados a população LGBT nos municípios de pequeno porte da Paraíba e em João Pessoa, que a nível de resultados preliminares, demonstram em grande parte, certa similaridade em relação a oferta de serviços oferecidos a população LGBT e as percepções dos profissionais técnicos do CRAS frente a essa população.