EU IMAGINADO: AS SELFIES COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DE SI NO INSTAGRAM
Eu. Selfie. Instagram. Visibilidade.
A incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação em nosso meio social nos faz ressignificar vários aspectos do nosso cotidiano, e corroborou o surgimento de novas maneiras de vivenciar tempo e espaço. O registro de autorretratos por meio de câmeras fotográficas frontais dos smartphones e sua divulgação em mídias sociais digitais disponibilizadas nos aplicativos para telefones móveis ocasionaram a popularização das “selfies”, fotografias digitais de si mesmo, mas também a adoção de atitudes públicas e comportamentos sociais que correspondem ao registro e à divulgação constantes de autoimagens. Nesse sentido, fizemos o acompanhamos desde 2018 do percurso de autoimagens no Instagram por meio da hashtag “selfie”, tendo como intuito perceber a possibilidade de criação e recriação de si através das selfies postadas no Instagram na forma de “eus imaginados”. Mais especificamente, buscamos compreender o sentido atribuído ao selfie no cotidiano das pessoas, e perceber a ressignificação do “eu imagem” demostrado na plataforma, além de refletir sobre a importância atribuída à busca por visibilidade e aprovação das pessoas. Como suporte para a investigação, reflexões teóricas e articulações com a empiria, utilizamos Morin (2012;2014) como forma de fundamentar alguns conceitos referentes a imagem; Norval Baitello (2010; 2014; 2019) na pespectiva de uma soceidade iconofágica, e principalmente na discussão sobre as selfies; Le Breton (2012;2013) para a compreensão do contexto social de ressignifcação do próprio corpo, dentre outros. Nesse contexto, percebemos através da pesquisa empírico-metodológica que as selfies ancoradas no Intagram possibilitam a criação e recriação de si, levando em consideração suas inúmeras possibilidades de recortes, filtros, edições, possibilitadas pela ferramenta. Há, assim, através dos registros de si, a busca por alcançar ideais de si desejados e/ou imaginados que se concretizam no registro e publicização das autoimagens.