Representações sociais sobre o conceito de escola na visão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Atheneu Norte- Riograndense
Escola. Discurso do Sujeito Coletivo. Representações Sociais.
O presente trabalho trata das Representações Sociais sobre o conceito de escola na visão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Atheneu Norte-Riograndense. A técnica metodológica utilizada foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por permitir um resgate das Representações Sociais significativas relevantes para a compreensão do discurso incorporado pelos alunos, também foi utilizado o questionário para uma maior aproximação da realidade dos alunos em questão. Os resultados das análises textuais indicaram que as representações são atravessadas por dimensões cognitivas, sociais e afetivas. Para os alunos da Escola: A escola é um local de aprendizagem, convivência, preparação para a universidade e para o mercado de trabalho. Ao dar atenção aos seus dizeres dos alunos sobre a escola, instrumentalizadas pela Teoria das Representações Sociais, espera-se poder ajudar no sentido de propiciar saberes necessários para uma escola participativa, interativa, complexa e moderna, condizentes com os avanços do século XXI.