UM OÁSIS NO SERTÃO? A IMPORTÂNCIA DO IFRN PARA O DESENVOLVIMENTO DO SERIDÓ À LUZ DO PROJETO RN SUSTENTÁVEL
Educação profissional; Institutos Federais; Desenvolvimento local; Projeto RN Sustentável.
Considerando que a educação é um dos meios indispensáveis para o desenvolvimento de uma região, pode-se dizer que a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica no Brasil, tem influenciado de alguma forma os diversos rincões do país, dentre eles, o Seridó potiguar. Pacheco (2011) enfatiza que além do ensino em si, uma das finalidades da educação profissional por meio dos Institutos Federais, é atuar em favor do desenvolvimento local e regional, o que de fato já é ressaltado nos diagnósticos feitos pelo atores políticos quando da elaboração das políticas de desenvolvimento local e regional em nível estadual (CAPRIGLIONE, MORETTI e NOGUEIRA, 2017). Nesse contexto, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: Qual a importância do IFRN para o desenvolvimento do Seridó à luz do Projeto RN Sustentável? Essa indagação parte da compreensão de que o IFRN contribui positivamente com o desenvolvimento do Seridó, porém, nem sempre com plena convergência com os objetivos e finalidades das políticas das políticas de desenvolvimento local e regional do planejamento estadual, aqui representado pelo Projeto RN Sustentável. Por isso, nossa hipótese é a de que estes aparentes parceiros tem compreensões distintas acerca do desenvolvimento local: o IFRN busca promover o que existe de universal nessa realidade, enquanto o planejamento estadual permanece buscando identificar as chamadas “vocações naturais” ou potencialidades da região. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é examinar a relação existente entre a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento local através da importância do IFRN para o desenvolvimento do Seridó potiguar, à luz do Projeto RN Sustentável. Consequentemente, os objetivos específicos são: 1) investigar o processo de interiorização do IFRN, mais especificamente no Seridó; 2) identificar as ações e especificidades do Projeto RN Sustentável para o Seridó; 3) examinar a relação entre as atividades do IFRN no Seridó e o planejamento do desenvolvimento local preconizado no planejamento estadual orientado pelo Projeto RN Sustentável; e 4) examinar as convergências e divergências entre a proposta de educação profissional e tecnológica do IFRN para o Seridó em relação às propostas do Projeto RN Sustentável para o Seridó nos eixos de desenvolvimento local e educação profissional. Em relação ao constructo metodológico, essa pesquisa parte do paradigma interpretativo, de natureza qualitativa. Em relação aos objetivos do estudo, a pesquisa será de caráter explicativo; e quanto aos procedimentos, caracteriza-se por uma pesquisa documental e de campo. No tocante ao tratamento e análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977).