SOCIOLOGIA E CINEMA: O CURTA-METRAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO NA APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curtas-metragens; Educação; Sociologia.
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo do cinema com conceitos abordados na base curricular do Ensino Médio para a área de Sociologia. Considerando que a juventude atual esteja habituada ao mundo imagético e que na progressiva relevância do visual se tornar cada vez mais documento e instrumento indispensável na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais, inspirado nas obras de Wright Mills, Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, a entrada da imagem no universo da Sociologia abre um amplo terreno de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo será realizado com estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino onde a inserção das imagens será gradual (das fotografias aos curtas-metragens) e relacionada aos temas trabalhados nas aulas expositivas. Finalizaremos o trabalho com uma análise qualitativa através de entrevistas abertas, investigando, no discurso dos alunos e professores o impacto dos curtas-metragens nas temáticas sociológicas abordadas nas aulas e a produção fílmica dos alunos.