DÁDIVA E INTERNET: os artífices dos tutoriais de software livre
Dádiva; YouTube; Vídeos tutoriais; Cibercultura; Linux; Conhecimento.
A pesquisa propõe-se a uma reflexão sobre vídeos tutoriais do Youtube, vistos como uma forma de dádiva na sociedade moderna. Nossa reflexão parte da perspectiva da troca recíproca, que foge dos padrões das trocas com fins econômicos atuais. Apresentamos estes produtores de vídeo como artífices da cibercultura, pela habilidade e competência com que transmitem o seu conhecimento. A pesquisa se dar pela observação de vídeos tutoriais no YouTube sobre o sistema operacional Linux e suas distribuições, analisando as interações entre os produtores dos vídeos, usuários e o site. A análise tem como base o clássico Mauss(2003) e as suas releituras com Caille(1998, 2001, 2002, 2006), Godbout(1992, 1998) auxiliados por Aime e Cossetta(2010) e Sennett(2009) para entendermos a ideia do artífice. A internet como um território aberto e em expansão nos possibilita entender que as relações também nesse meio se constituem pelos vínculos de reciprocidade apontados por Mauss no início do século XX, a circulação de bens imateriais, no caso o conhecimento além dos laços sociais criados promovem a dimensão colaborativa para a produção do comum no ciberespaço.