Uso corporativo do território e densidade técnica-informacional: os contact centers na Região Metropolitana de Natal/RN
Globalização. Uso Corporativo do território. Contact Centers. Região Metropolitana de Natal.
O trabalho tem como objeto de estudo a concentração geográfica da indústria de serviços de contact centers na Região Metropolitana de Natal (RMN) no período de 2007 a 2017, implicando na crescente importância do setor para a economia local. Os contact centers são uma realidade ainda recente na Região Nordeste, fruto do complexo entrelaçamento entre as dimensões global-local e do avanço técnico-informacional que permitiu a conexão e interação entre distintos lugares do mundo por meio de redes. O estudo objetiva analisar a questão do uso corporativo do território da RMN pelos contact centers. Para tanto, procura identificar os eventos pretéritos que possibilitaram a apropriação do território pelas empresas de contact centers instaladas na região, averiguar as estruturas e ações desprendidas pelas empresas e pelo Estado que dão suporte à atividade de teleatendimento na RMN e, analisar as principais articulações destas empresas no território da RMN. Em suma, a pesquisa se debruça sobre as transformações territoriais decorrentes da interação do local-regional com processos advindos de uma lógica globalizante, à partir de processos cooperativos-competitivos envolvendo o poder corporativo e os governos locais, que resultam em novas práticas e arranjos espaciais. Os instrumentos metodológicos usados envolvem a pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Os resultados preliminares obtidos mostram que o número de empresas em Natal se mantém constante, e que apesar do pouco tempo de existência do setor de teleatendimento na RMN ocorreram reestruturações, no que concerne a estrutura das empresas, perfil e comportamento da mão de obra, assim como, a criação de empresas suporte do setor na região decorrentes de uma concorrência intrasetorial e da melhoria das condições técnicas na RMN.