Banca de DEFESA: LUZ CLARITA SILVA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZ CLARITA SILVA DE ALMEIDA
DATA : 16/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala multimeios 3, Centro de Educação
TÍTULO:

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE VIGOTSKI


PALAVRAS-CHAVES:

formação de conceitos; mediação pedagógica; deficiência intelectual; educação especial; ensino médio


PÁGINAS: 154
RESUMO:

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e inserida na linha de pesquisa “Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Especial”. Tem como objetivo geral analisar as mediações pedagógicas realizadas pelo professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de formação de conceitos científicos com uma adolescente com deficiência intelectual, matriculada no Ensino Médio de uma escola estadual. Os participantes da pesquisa são um professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma professora de Educação Especial, um gestor e uma adolescente com o diagnóstico de deficiência intelectual. A pesquisa tem uma finalidade exploratória e consiste em uma abordagem qualitativa. Metodologicamente se caracteriza como um Estudo de Caso, sendo ele o recorte da estudante com deficiência intelectual no contexto do AEE. Esta pesquisa propõe, como objetivo central, investigar as mediações pedagógicas realizadas pelo professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no processo de formação de conceitos científicos em uma adolescente com deficiência intelectual, matriculada no Ensino Médio de uma escola estadual. Como objetivos específicos têm-se: analisar as concepções sobre deficiência intelectual e inclusão escolar pelos professores de AEE, de Educação Especial e pelo gestor; compreender os desafios identificados e enfrentados pelos docentes e gestor com respeito a inclusão escolar de estudantes com deficiência; conhecer as percepções da estudante com deficiência intelectual sobre as mediações pedagógicas que seus professores desenvolvem. Os procedimentos para a produção de dados consistiram em: entrevistas semiestruturadas com os professores e gestor e observação das mediações pedagógicas realizadas na SRM com a estudante-participante com registros em diário de campo. Como referencial teórico, utiliza-se a Teoria Histórico-Cultural, conceptualizada por Lev Vigotski, lançando mão da categoria de formação de conceitos para balizar e organizar a pesquisa epistemologicamente. Como resultados, constatou-se que as práticas pedagógicas que favoreceriam a aprendizagem da estudante, apesar do esforço e da compreensão mais coerente com o modelo social de deficiência que seus professores têm, ainda assim não são promotoras do seu desenvolvimento por não serem pensadas tendo o conceito científico como centro e motor do ensino. Ademais, a dificuldade de realização de um trabalho colaborativo entre os professores limita o desenvolvimento de estratégias de ensino voltadas para tornar o currículo acessível a todos, impossibilita a elaboração de práticas pedagógicas que pensem os conceitos científicos numa perspectiva inclusiva, de modo que todos possam compreender o conteúdo que está sendo ensinado, considerando a especificidade de aprendizagem e existência de cada estudante. Assim, o estudo buscou contribuir com esse compromisso, trazendo reflexões sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e como sujeito ativo na transformação de práticas pedagógicas excludentes, o que se reflete na elaboração do Caderno de Orientações, produto desta dissertação. Espera-se que esta pesquisa ofereça contribuições para professores na elaboração de mediações pedagógicas sistemáticas, intencionais e emancipadoras, à luz da perspectiva Histórico-Cultural que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Médio. Ademais, espera-se também, possibilitar a reflexão crítica acerca das mediações pedagógicas, conceitos científicos, deficiência intelectual, inclusão escolar e a função social da escola, por professores e gestores, no intento de fomentar um ensino transformador e inclusivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296000 - ADRIANE CENCI
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - FABIOLA MONICA DA SILVA GONCALVES - UEPB
Notícia cadastrada em: 23/06/2025 06:21
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