O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA
Educação Especial. Educação Infantil. Tecnologia Assistiva.
A Tecnologia Assistiva (TA) constitui recurso essencial para ampliar a participação e a autonomia de crianças com deficiência na Educação Infantil. No entanto, persistem lacunas na formação de professores quanto ao uso adequado desses recursos, o que compromete a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas. Esta pesquisa tem como objetivo trançar o perfil do conhecimento dos professores da Educação Especial com base nos relatos sobre o uso da Tecnologia Assistiva e suas práticas pedagógicas na Educação Infantil. O estudo está inserido em um projeto interinstitucional e internacional, aprovado pelo Comitê de Ética (nº 6.169.452/2023) vinculado ao curso Formação de Profissionais da Educação Especial na Perspectiva Colaborativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia de pesquisa é de natureza descritiva baseando-se em uma abordagem quali-quantitativa de caráter colaborativo, visando valorizar a construção coletiva do saber e a articulação entre teoria e prática. A coleta de dados baseia-se em quatro etapas, por meio de formulário eletrônico e registros das aulas, envolvendo a amostra de 110 participantes. Os resultados iniciais apontam fragilidades na vivência prática em programas colaborativos e um conhecimento ainda incipiente em temáticas como deficiência múltipla, altas habilidades e recursos tecnológicos especializados. Por outro lado, observou-se maior familiaridade com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com materiais de baixo custo amplamente utilizados nas escolas. Os achados evidenciam a importância de investimentos em formações continuadas que articulem teoria e prática, promovendo a qualificação docente para uma educação verdadeiramente inclusiva.