Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ BONIFÁCIO DE ALMEIDA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ BONIFÁCIO DE ALMEIDA LIMA
DATA : 10/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: formato remoto
TÍTULO:

O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA ASSISTIVA


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Especial. Educação Infantil. Tecnologia Assistiva. 


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A Tecnologia Assistiva (TA) constitui recurso essencial para ampliar a participação e a autonomia de crianças com deficiência na Educação Infantil. No entanto, persistem lacunas na formação de professores quanto ao uso adequado desses recursos, o que compromete a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas. Esta pesquisa tem como objetivo trançar o perfil do conhecimento dos professores da Educação Especial com base nos relatos sobre o uso da Tecnologia Assistiva e suas práticas pedagógicas na Educação Infantil. O estudo está inserido em um projeto interinstitucional e internacional, aprovado pelo Comitê de Ética (nº 6.169.452/2023) vinculado ao curso Formação de Profissionais da Educação Especial na Perspectiva Colaborativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia de pesquisa é de natureza descritiva baseando-se em uma abordagem quali-quantitativa de caráter colaborativo, visando valorizar a construção coletiva do saber e a articulação entre teoria e prática. A coleta de dados baseia-se em quatro etapas, por meio de formulário eletrônico e registros das aulas, envolvendo a amostra de 110 participantes. Os resultados iniciais apontam fragilidades na vivência prática em programas colaborativos e um conhecimento ainda incipiente em temáticas como deficiência múltipla, altas habilidades e recursos tecnológicos especializados. Por outro lado, observou-se maior familiaridade com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com materiais de baixo custo amplamente utilizados nas escolas. Os achados evidenciam a importância de investimentos em formações continuadas que articulem teoria e prática, promovendo a qualificação docente para uma educação verdadeiramente inclusiva.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externa à Instituição - DEBORA DELIBERATO - UNESP
Externo à Instituição - EDUARDO JOSÉ MANZINI - UNESP
Notícia cadastrada em: 30/05/2025 07:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao