A CONTRIBUIÇÃO DA AUTOSCOPIA COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Especial; Autoscopia; Transtorno do Espectro Autista; Educação Infantil; Formação Docente.
Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo na proporção do número de matrículas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) , ingressando cada vez mais cedo na educação básica (Brasil, 2023). A partir desse cenário, apenas assegurar o direito da matrícula não é suficiente para garantir uma educação inclusiva. Um dos principais desafios a efetiva inclusão de educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é a precariedade na formação continuada dos professores que atendem esse público (Camargo et al., 2020). Este estudo fundamenta-se em Schmidt e colaboradores (2019) ao destacar a reflexão da própria prática docente como um fator primordial no processo formativo dos professores. Essa atitude reflexiva do professor acerca da sua prática docente, nos leva à ferramenta da autoscopia utilizada por Sadalla e Larocca (2004). A pesquisa tem como objetivo principal investigar como o processo de autoscopia utilizado como ferramenta na formação docente auxilia na prática pedagógica de professores de crianças com TEA. De forma específica visa, identificar as demandas formativas da professor(a) e auxiliar com relação a prática pedagógica com crianças com TEA e planejar, colaborativamente, a partir da autoscopia da prática docente uma proposta interventiva, que auxilie o fazer docente de professoras de crianças com TEA. Participaram do estudo uma professora da Educação Infantil, a estagiária e uma criança com TEA matriculada na turma de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal/RN. Neste estudo nossas reflexões foram alicerçadas em uma abordagem qualitativa, à luz da pesquisa-ação baseada no formato cíclico- espiral (Franco, 2005; Braun, 2020) e está na fase de análise de dados tomando como base a análise de conteúdo de Bardin (2015). Como produto do mestrado profissional será apresentado uma proposta de oficina formativa baseada na autoscopia, a fim de que professores formadores possam utilizá-la para incentivar a reflexão sobre a prática docente.