Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHYWSY LOHANNA DA COSTA COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATHYWSY LOHANNA DA COSTA COUTINHO
DATA : 13/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NEPI - NEI-CAp/UFRN
TÍTULO:

FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Formação Docente; Estratégias Metodológicas; Transtorno do Espectro Autista; Intervenção Pedagógica.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação continuada como uma possibilidade de ampliação das ações docentes na educação especial em uma perspectiva inclusiva. Para isso, a pesquisa será desenvolvida com os docentes especialistas de uma escola municipal de Ensino Fundamental – Anos Finais, na qual serão ofertadas a estes profissionais, ações de formação com foco na adaptação de estratégias metodológicas com ênfase no aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Adotando-se como objetivos específicos identificar, por meio da roda de conversa, os conhecimentos prévios e dificuldades dos docentes do Ensino Fundamental - Anos Finais, em relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista; investigar as estratégias metodológicas utilizadas atualmente na escola com os alunos com Transtorno do Espectro Autista; realizar encontros formativos, com foco na adaptação de estratégias metodológicas, a serem utilizadas com os alunos com Transtorno do Espectro Autista; e, tendo em vista que no Mestrado Profissional existe a necessidade do delineamento de um produto, vamos elaborar um produto educacional a partir dos desdobramentos dos encontros formativos. A motivação para o estudo e posterior desenvolvimento desta pesquisa se dá a partir das experiências vivenciadas pela pesquisadora nos últimos anos frente à Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da referida escola, atuando juntamente aos docentes da sala regular. Estas experiências oportunizaram a observação das práticas docentes no tocante à temática principal deste trabalho e, a partir destas inquietações, as reflexões para a investigação. Assim, este estudo se justifica em razão da sua contribuição a partir da proposta pedagógica interventiva, cuja implementação objetiva também promover avanços na ampliação e aprimoramento das estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula com os alunos com TEA. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, configurando-se uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, onde serão realizados encontros formativos teórico-práticos com os docentes da referida instituição. Para a produção de dados serão utilizados os registros fotográficos, gravação de vídeos e áudios e a escrita no diário de bordo da pesquisadora, bem como dos sujeitos da pesquisa, feitos durante os encontros formativos e as rodas de conversa, entrelaçando-se com a pesquisa bibliográfica baseada em teóricos referência na temática, documentos oficiais e legislações vigentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - SAIMONTON TINOCO DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/12/2024 14:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao