Banca de QUALIFICAÇÃO: KESSIANE SALES IZIDIM DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KESSIANE SALES IZIDIM DA SILVA
DATA : 19/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Formato remoto - on line
TÍTULO:

MEDICALIZACAO DA EDUCACAO: PESQUISA INTERVENCAO- FORMATIVA COM DOCENTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Medicalização da Educação. Teoria Histórico-Cultural. Intervenção com docentes


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Este estudo busca analisar as contribuições de uma intervenção formativa baseada na Teoria Histórico-Cultural sobre o fenômeno da medicalização da educação, com docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa que almeja aprofundar os estudos sobre o fenômeno da medicalização da educação à luz da Teoria Histórico-Cultural, a qual concebe o desenvolvimento dos sujeitos a partir das relações dialéticas com o contexto no qual estão inseridos, sem ignorar os fatores biológicos, mas entendendo que esses fatores não são os únicos que determinam o desenvolvimento do ser humano e o seu processo de aprendizagem. Participaram da pesquisa 20 professores da rede pública estadual de ensino, sendo 13 anuentes à pesquisa, o que nos permitiu coletar os dados necessários para fins deste estudo. As ações da pesquisa ocorreram de modo presencial e assíncrono, com uso das tecnologias para comunicação e aprendizagem. Para a coleta de dados foram utilizados instrumentos como questionário aplicado aos professores, entrevistas coletivas e gravação de vídeo e áudios produzidos como registros dos encontros. Metodologicamente apoiamo-nos em uma abordagem qualitativa, de natureza participativa, orientada pela pesquisa intervenção. Os dados obtidos, considerando-se as falas dos participantes, foram organizados em eixos temáticos para análises e discussões. Estes serão analisados em diálogo com a THC, almejando uma explicação mais profunda e abrangente da realidade que constitui o fenômeno da medicalização da educação. Buscou-se com este estudo promover espaços para a reflexão e discussão coletiva fundamentadas nas práticas pedagógicas a fim de fornecer aos docentes subsídios teóricos que ampliem a compreensão e formas de lidar com o fenômeno em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Externo à Instituição - FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS - IFRN
Interna - 1723488 - MARIA DA APRESENTACAO BARRETO
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 08:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao