Permanencia academica dos alunos com deficiencia: O olhar dos discentes de um Campus do IFRN
Permanência acadêmica; alunos com deficiência; ensino técnico integrado.
O projeto de pesquisa atual, intitulado “Permanência acadêmica dos alunos com deficiência: O olhar dos discentes de um Campus do IFRN”, tem como objetivo primordial identificar e compreender as ações que desempenham um papel significativo na permanência acadêmica dos alunos com deficiência em um curso técnico integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com especial enfoque em um Campus da região metropolitana do IFRN. Justifica-se sua realização dado o aumento progressivo de alunos com deficiência nos cursos técnicos integrados, uma tendência impulsionada pela implementação da Lei de cotas. A relevância desse estudo se evidencia pela carência de pesquisas que abordem especificamente os fatores que contribuem para a permanência desses alunos nos Institutos Federais. Apesar da vasta quantidade de trabalhos acadêmicos sobre inclusão escolar, é notável a escassez de estudos direcionados à educação técnica profissionalizante, conforme identificado por uma revisão literária prévia. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utiliza procedimentos metodológicos qualitativos, incluindo revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas. A seleção dos participantes será realizada por meio de uma triagem, selecionando quatro alunos com deficiência do Campus, os quais serão convidados a participar e informados detalhadamente sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa, requerendo-se seu consentimento para participação. Subsequentemente, serão conduzidas entrevistas com enfoque em temas como aprendizagem, assistência estudantil e fatores extraclasse, além da análise minuciosa de documentação acadêmica e normativa da instituição. Os dados obtidos serão organizados em categorias de análise e interpretados, utilizando-se trechos das entrevistas e dos documentos para construir os dados. Espera-se que os resultados desta pesquisa orientem ações concretas em prol da promoção de uma permanência acadêmica com qualidade para os alunos com deficiência no referido Instituto.