REPOSITÓRIO VIRTUAL DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CONTEXTOS HOSPITALAR E DOMICILIAR
Classes Hospitalares e Domiciliares; Educação Especial; Tecnologia Digital de Informação e Comunicação; Ludicidade; Alfabetização e Letramento.
A ludicidade aliada ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas classes hospitalares e domiciliares representa um desafio importante, mas também oferece oportunidades valiosas para a melhoria da qualidade da educação e a experiência de aprendizagem dos alunos (as) neste contexto. Este estudo faz parte de um mestrado profissional em educação especial e tem como objetivo construir de forma colaborativa com as professoras que atuam nas classes hospitalares e domiciliares, uma ferramenta denominada “Repositório Digital Alfaletrics”. O produto resultante desse estudo é o “Repositório Digital Alfaletrics”, uma ferramenta desenvolvida em colaboração com as professoras que atuam nesses contextos. Neste ínterim, observa-se que, a inserção das ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas das classes hospitalares e domiciliares, além de proporcionar a ludicidade e humanização no processo de aprendizagem destes alunos (as) em estado de adoecimento, também assegura a inclusão digital nestes ambientes. Para coleta de dados foram utilizados instrumentos como questionários (via google forms) e entrevistas coletivas (via meet) e gravação de vídeos produzidos como registros dos encontros virtuais. A metodologia empregada na pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica.Para nortear as reflexões sobre o objetivo proposto, adotou-se um aporte teórico, que leva em consideração documentos oficiais, como os produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como os marcos legais que validam o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD). Também embasam esta pesquisa estudos acerca da Humanização, Ludicidade, Alfabetização e Letramento, TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação) e Repositórios digitais; e temos como aporte teóricos os autores: Mattos e Mugiatti, 2019, Leite, 2018; Kishimoto, 2014; Viegas,2020; Silva, 2021; Ferreira, 2016, Souza, 2021, Fernandes, 2022, Schwingel, 2021 (entre outros), por entendermos que esses construtos se mostram relevantes para subsidiar as discussões acerca da temática desta pesquisa. O uso cada vez mais frequente das tecnologias digitais no ambiente educacional tem se destacado como um elemento de significativa relevância, especialmente nas classes hospitalares e domiciliares. A incorporação dessas ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas, não apenas enriquece o processo de aprendizado, mas também proporciona oportunidades valiosas para crianças e adolescentes em contextos hospitalares ou domiciliares. Isso permite que esses estudantes continuem sua jornada educacional de forma mais acessível, interativa e adaptada às suas necessidades específicas, garantindo assim uma educação inclusiva e abrangente em circunstâncias desafiadoras.