Banca de QUALIFICAÇÃO: LENISE MACIEL DA SILVA BEVENUTO DE OLIVEIRA

DISCENTE : LENISE MACIEL DA SILVA BEVENUTO DE OLIVEIRA
DATA : 26/06/2024
LOCAL: Sala remota

EDUCAÇÃO ESPECIAL E BIDOCÊNCIA: ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Educação Especial

Bidocência

Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objetivo analisar um processo formativo, referente às discussões sobre o ensino colaborativo, com profissionais da educação da rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte (RN), lotados na 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC). Toma como fundamento teórico os estudos de Mendes (2006), Damiani (2008), Fontes (2013), Vilaronga e Mendes (2017), Cristo e Mendes (2019), Nazário (2021), Cunha (2022) e Silva (2023). A abordagem metodológica adotada nesse estudo foi a pesquisa qualitativa de base interventiva. No que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória proporcionando maior familiaridade com o problema investigado, com vista a torná-lo mais explícito (Gil, 2002). No tocante aos procedimentos técnicos, trata-se de uma  pesquisa participante, caracterizada pelo envolvimento e identificação da pesquisadora com seu grupo de interlocutores. Compõe o recorte dos sujeitos envolvidos na pesquisa, um grupo de onze professores lotados em cinco escolas da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) – SEEC/RN, que participaram do curso de extensão “Ensino Colaborativo: a inclusão na perspectiva da bidocência”, produto desta investigação. Os profissionais da educação que integraram o grupo de interlocução são: professores de Educação Especial, professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala comum, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O estudo revela que o processo de ensino e aprendizagem numa dimensão colaborativa ainda é um desafio e aponta que se faz necessário redesenhar o currículo, garantir tempo e espaço de planejamento conjunto e investir em formação continuada para toda a equipe docente e gestora das escolas, com vista à garantia dos direitos de aprendizagem de todos os estudantes.

Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA