Banca de DEFESA: SEDINA DOS SANTOS JALES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SEDINA DOS SANTOS JALES FERREIRA
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vyb-xriz-can
TÍTULO:

EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALUNOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Bilinguismo. Libras. Surdos. Educação de Surdos.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

 Esta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos surdos do Ensino Médio, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal intento é de suma importância que com base na análise, foram propostas metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto, recorremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho faz uso dos pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que buscamos compreender as narrativas de alunos surdos, dessa forma a pesquisa se classifica como qualitativa, utilizamos a entrevista como método de obtermos os dados. Os resultados demostram a necessidade de criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso do aluno surdo, de forma significativa, à informação e à aquisição de conteúdos escolares, por meio da pedagogia visual, o que inclui a sua língua natural: a Libras, com base nos pressupostos do bilinguismo. Visando as narrativas com base nas experiências dos alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues relacionando com as partes teóricas e metodológicas. Concluímos, a partir deste presente estudo a necessidade de assegurar uma educação com viés bilíngue para que os surdos possam ter por direito a sua língua materna em sua escolarização para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A pesquisa resultou em um produto que visa contribuir com a comunidade surda trazendo elementos e informações essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem dessas pessoas, com o enfoque na educação bilíngue. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO - UFPB
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 19:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao