EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALUNOS SURDOS
Bilinguismo. Libras. Surdos. Narrativas autobiográficas.
Esta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos
surdos, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias
de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue
vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências
bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal
intento é de suma importância, haja vista podermos, com base na análise,
propor metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto,
recorreremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no
que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho fará uso dos
pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que
pretendemos compreender as narrativas de alunos surdos. Para o pesquisador,
não interessa apenas falar sobre os sujeitos, mas junto a eles, em cooperação.
Os resultados, ainda em construção, pretende caminhar para uma visão
abrangente acerca das experiências desse grupo e de sua constituição
identitária particular. Visando as narrativas com base nas experiências dos
alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues
relacionando com as partes teóricas e metodológicas para possíveis resultados
através dos estudos obtidos. Por fim, trataremos das discussões deste
presente estudo por um viés bilíngue e que os surdos possam ter por direito a
sua língua materna como base educacional para o conhecimento e o processo
de aprendizagem, destacando os pontos essenciais para o desenvolvimento na
educação de surdos. Como desdobramento das análises dos dados será
elaborado um material bilíngue para fortalecer os processos de aprendizagem
dos alunos surdos.