REDES DE CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: estudo de caso da Rede Bibliocontas.
Gestão do Conhecimento. Ferramentas e práticas de gestão do conhecimento. Redes de conhecimento. Gestão de Redes de conhecimento. Rede Bibliocontas.
A constante evolução informacional intensificada pelas tecnologias que caracteriza a sociedade atual tem provocado e exigido das organizações novas interações e posicionamentos quanto ao processo de criação, desenvolvimento, disseminação e uso de serviços e produtos. Neste contexto evidencia-se a Gestão do Conhecimento, que por meio do uso de ferramentas e práticas contribui para que as organizações alcancem resultados positivos que aprimorem sua gestão e estimulem os individuos particípes a buscarem e compartilharem seus conhecimentos de acordo com suas habilidades e ações incentivadas pelas empresas, facilitando a comunicação e a colaboração. Deste modo, apresenta as redes de conhecimento como um contexto de socialização de informação e de conhecimento, oportunizando melhor aproveitamento do conhecimento já existente nas organizações. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é propor um portfólio de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento que auxilie na gestão da rede de conhecimento Bibliocontas. Este objetivo é operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) relacionar atributos das redes de conhecimento citadas na literatura brasileira; b) identificar na literatura brasileira ferramentas e práticas de gestão do conhecimento à serem implementadas às particularidades do Bibliocontas; c) caracterizar a rede Bibliocontas enquanto rede de conhecimento; e, d) analisar a percepção dos profissionais da informação atuantes nos Tribunais de Contas do Brasil em relação às ferramentas e práticas de gestão do conhecimento que estão sendo adotadas pelo Bibliocontas. Nesse sentido, o estudo proposto será desenvolvido como pesquisa de natureza aplicada com finalidade descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, adotando como procedimentos pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e a análise de dados por estatística descritiva básica e análise de conteúdo. O estudo ora sugerido procura fazer uma intersecção entre o conteúdo levantado nos textos selecionados que tem como base os atributos da gestão do conhecimento e as práticas utilizadas em redes, a fim de incitar uma discussão sobre as condições de se aperfeiçoar sua gestão.