A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: PROPOSTA DE BANCO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
gestão do conhecimento; gestão por competências; mapeamento de competências; biblioteca universitária.
A sociedade contemporânea requer dos indivíduos a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes que possam ser um diferencial competitivo nas organizações onde estão inseridos. Neste cenário, despontam novos modelos de gestão, em especial aqueles com foco na capacidade intelectual das pessoas, à exemplo da Gestão do Conhecimento (GC) e Gestão por Competências. Este estudo investigará a contribuição da GC enquanto ferramenta para a Gestão por Competências, no contexto do Sistema de Bibliotecas (SISBI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, apresenta como objetivo geral mapear as competências profissionais dos bibliotecários do SISBI, à luz da Gestão do Conhecimento. Com o propósito de alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) compreender as principais práticas profissionais dos bibliotecários do SISBI; b) identificar possíveis lacunas de competências profissionais; c) descrever as competências profissionais que necessitem ser aprimoradas; d) apontar fatores que favorecem o desenvolvimento de competências profissionais. Utilizará como metodologia o método quadripolar, uma vez que será realizada uma pesquisa aplicada, com finalidade descritiva, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa/quantitativa, da área da Ciência da Informação, cuja coleta de dados se dará por meio de entrevistas semiestruturadas, que serão realizadas com doze bibliotecários, com função de coordenação. Para interpretação dos dados coletados, será empregada a análise de conteúdo de Bardin e estatística descritiva simples, como complemento. Por fim, a pesquisa resultará em uma proposta de intervenção que sugerirá a criação de um banco de competências profissionais para o SISBI, sobre a localização de conhecimentos, que poderá nortear ações como as tomadas de decisão.