COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO REGIONAL DE IMPERATRIZ: Implantação e contribuições para Política de Educação Permanente em Saúde do Estado do Maranhão
Sistema Único de Saúde; educação permanente; educação em saúde
A Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia de formação e desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), foi instruída como política no ano de 2004, através da portaria de nº 198, e redefinida pela portaria de nº1.996 do ano de 2007. Ela visa contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e das práticas de saúde, de acordo com os princípios de descentralização do SUS, que definem diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituindo as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) como instâncias permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da PNEPS. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo contribuir para o processo de implantação da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES) na Região de saúde de Imperatriz, visando o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no estado do Maranhão. Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, cujo referencial teórico tem como base os pressupostos da PNEPS. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os gestores, trabalhadores, representantes de instituições de ensino com cursos na área da saúde e do controle social no SUS, que participam dos processos de integração Ensino-Serviço e comunidade. Os dados foram coletados durante as intervenções e realização da Oficina com tema central Educação Permanente em Saúde, no período de abril a outubro de 2023, o que possibilitou identificar o perfil desses participantes e suas percepções sobre a PNEPS, além de contribuir na implantação da CIES Regional de Imperatriz/MA. Como produto foi elaborado uma cartilha de Orientações sobre como implantar um CIES Regional. Os resultados apontam para algumas fragilidades em relação ao domínio de alguns conteúdos da PNEPS pelos participantes da pesquisa e para importância de capacitar a força de trabalho dos SUS em relação às ferramentas para operacionalização da EPS. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar estratégias para o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde no Estado do Maranhão, assim como para instituição das CIES em todas as Regiões de Saúde.