Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLY DANGLES DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLY DANGLES DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA : 12/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

PRATICAS DE LITERACIA FAMILIAR PARA OS PRE-ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Pré-Escolar; pais; Linguagem Infantil


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Introdução: A literacia familiar é um construto de práticas e recursos, apoiadas pelas experiências relacionadas às habilidades que promovem o desenvolvimento das crianças em casa, incluindo as maneiras pelas quais elas se envolvem em atividades de alfabetização com outros membros da família. Ao pensarmos na importância para aprendizagem é descrito que as experiências das crianças com as práticas de literacia familiar moldam seu desenvolvimento de aprendizagem, incluindo nas áreas de vocabulário, conhecimento das letras e compreensão de leitura. Objetivo: Mapear as práticas de literacia familiar utilizadas com os pré-escolares e analisar a eficácia das práticas de literacia familiar como estratégia de estimulação precoce. Métodos: Estudo estruturado em três pesquisas: (1) revisão de escopo desenvolvida conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual, e relatada segundo o guia para relatório de revisão de escopo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) Estudo longitudinal, prospectivo, quantitativo e qualitativo, que será realizado entre o período de agosto de 2024 e janeiro de 2025. A população do estudo será composta por 20 crianças de ambos os sexos, com faixa etária entre 15 meses e 2 anos e 6 meses de idade; (3) estudo longitudinal, analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de parecer nº 4.425.211. A amostra foi composta por 722 pré-escolares de ambos os gêneros, com faixa etária entre 0 e 5 anos. Foi aplicado o Questionário COVID19-HELP de forma digital, a ser respondido pelo cuidador principal da criança. Resultados: Com relação ao estudo de revisão, a estratégia de busca nas bases de dados recuperou 1092 referências, totalizando 1075 após a remoção dos duplicados. Após a leitura, 14 estudos foram excluídos, resultando em 29 estudos incluídos para a síntese final da revisão de escopo. Se tratando da análise da eficácia das práticas de literacia familiar, os resultados serão analisados e inseridos na versão final desta dissertação. Conclusão: De acordo com o estudo 1, a partir do mapeamento das práticas realizadas com os pré-escolares, foi possível observar o predomínio das práticas informais. Dentre as atividades realizadas, as mais citadas foram a leitura de livros e a leitura compartilhada, respectivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VANESSA DE OLIVEIRA MARTINS REIS - UnB
Presidente - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Interna - ***.716.504-** - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 01/11/2024 10:44
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