Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIMARA GLAUCIA OLIVEIRA RODRIGUES

DISCENTE : LUZIMARA GLAUCIA OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 23/08/2024
LOCAL: Sala RUTE HUOL

Efeito de um curso de capacitação para os profissionais de educação sobre transtornos da fluência de fala

Transtorno da Fluência com Início na Infância; Gagueira; Fonoaudiologia; Educação a Distância; Educação Continuada.

Dentre os transtornos da fluência de fala, a gagueira do desenvolvimento é o mais prevalente. Ela tem início na infância, geralmente na fase pré-escolar, e pode ser caracterizada pelo excesso de disfluências gagas. Ainda que a gagueira não esteja associada a transtornos de linguagem ou a prejuízos intelectuais, sua presença tende a impactar negativamente a qualidade de vida e a autoimagem como falante. Este impacto costuma interferir no desempenho comunicativo da pessoa que gagueja, podendo comprometer seu desempenho escolar, profissional e emocional. Como a escola costuma ser o primeiro espaço de convívio social, é nela que muitas vezes a gagueira é notada ou que se perceba seu impacto na vida da criança que gagueja. Assim, os profissionais da área da educação desempenham um papel fundamental na vida dessas pessoas. Entretanto, muitas vezes, por falta de conhecimento, reagem de maneira inadequada quando se deparam com um aluno que gagueja, podendo contribuir para a exposição do aluno e gerar ainda mais ansiedade em situações de fala. A partir desta realidade, esta pesquisa pretende investigar o efeito de um curso de capacitação para profissionais de educação sobre transtornos da fluência de fala. Para responder a este objetivo foi desenvolvido um curso de atualização para estudantes e profissionais da educação a respeito dos transtornos da fluência de fala. O curso é ofertado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e possui caráter autoinstrucional. O conteúdo está organizado em sete módulos sequenciais. Para a coleta de dados são aplicados dois questionários, em momentos distintos, pré e pós curso, a fim de comparar os resultados. Um desses questionários avalia conhecimentos sobre a gagueira e o outro avalia a atitude que os profissionais da área de educação têm perante a família e a pessoa que gagueja no ambiente escolar. A partir dos dados coletados pretendemos avaliar a eficácia do curso em questão e contribuir para a desmistificação em torno da gagueira.

Externa à Instituição - DENISE BRANDÃO DE OLIVEIRA E BRITTO - UFMG
Externa à Instituição - DÉBORA VASCONCELOS CORREIA - UFPB
Presidente - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO
Externo à Instituição - JULIA BIANCALANA COSTA