Caracterização da linguagem escrita em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
Transtorno do espectro autista, aprendizagem, leitura.
Condições extrínsecas e intrínsecas do indivíduo podem impactar diretamente na leitura escrita. Dessa forma, compreender esses mecanismos contribuem para identificar e conduzir as necessidades específicas da criança. Nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a complexidade da aquisição e do desenvolvimento da linguagem, estes sujeitos podem apresentar dificuldades nos âmbitos acadêmico e social. Apesar de existirem avanços nas estratégias de intervenção, observa-se que informações mais precisas sobre estas, como por exemplo, duração e eficácia nas habilidades preditoras de leitura, ainda são limitadas. Objetivo do artigo 1: investigar o desempenho em linguagem escrita em crianças e adolescentes com TEA. Objetivo do artigo 2: verificar o desenvolvimento das habilidades preditoras de leitura e da linguagem escrita de crianças e adolescentes com TEA, pré e pós intervenção. Método: O artigo 1 trata-se de um estudo transversal e quantitativo. A amostra composta por 23 crianças e adolescentes com TEA. Foram avaliadas as habilidades do processamento fonológico, inteligência e nível de gravidade. Já o artigo 2, consiste em um ensaio clínico não randomizado composto por 10 indivíduos, os quais foram divididos em 2 grupos de 5 participantes - grupo controle (GC) e grupo de intervenção (GI). O GI receberá 15 sessões de intervenção fonoaudiológica focadas na consciência fonológica, com duração de 30 minutos cada. Ao fim da intervenção, as crianças de ambos os grupos serão reavaliadas para verificar os impactos que a remediação fonológica trouxe para as habilidades de leitura.