Telefonoaudiologia na linguagem escrita: Programa de orientação parental a crianças e adolescentes com dislexia.
Telemonitoramento, Apoio Familiar, Transtorno de Aprendizagem Específico, Aprendizagem.
INTRODUÇÃO: : A família é o primeiro contato da criança com o mundo e tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Sua contribuição na aquisição da linguagem oral e escrita é fundamental desde os primeiros anos de vida até a vida escolar. Em crianças com dislexia, a atuação dos pais é ainda mais próxima, visto que necessitam de informação e ferramentas para auxiliar na aprendizagem dos seus filhos.
OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos pais a partir de um programa de orientação parental sobre dislexia, por meio da Telefonoaudiologia.
MÉTODO: o estudo foi dividido em dois artigos: 1) Estudo de revisão integrativa dos últimos 5 anos sobre programas de orientação a pais de crianças com dislexia e; 2) Estudo descritivo, prospectivo, no qual foi aplicado um programa de orientação parental sobre dislexia, via Telefonoaudiologia, a fim de oferecer informações de como a família pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita. A amostra foi composta por 12 mães, que responderam a 2 questionários, pré e pós aplicação do programa e participaram de 8 encontros de forma remota.
RESULTADOS ESPERADOS: 1) Estudo de revisão integrativa: achados importantes apontaram o benefício e participação da família na aquisição da leitura e escrita, mas o número de pesquisas internacionais sobre esse tema sobrepõe-se às nacionais, sendo necessários mais estudos brasileiros que incentivem a população sobre a importância do envolvimento parental na linguagem escrita. 2) Estudo 2: Trouxe contribuições na aquisição do conhecimento às famílias de crianças com dislexia, sobre como podem contribuir para tal desenvolvimento e também ampliando as pesquisas e atuações no campo da Telefonoaudiologia.