Efeito de uma intervenção em habilidades preditoras para leitura e escrita: estudo de follow-up após a pandemia
Fonoaudiologia, Linguagem infantil, Estudos de Intervenção, criança, pobreza, vulnerabilidade social.
Introdução: O início da pandemia do novo coronavírus trouxe à tona reflexões sobre os efeitos do fechamento das escolas na aprendizagem dos estudantes. Estes efeitos negativos podem ser maiores em crianças de baixa renda. Objetivo: Verificar se houve mudanças no desempenho em linguagem escrita de estudantes de baixa renda que passaram por um processo de intervenção antes da pandemia da Covid-19. Metodologia: Estudo longitudinal, quantitativo, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa nº 4.704.128. No artigo 01 participaram 17 crianças com escolaridade entre 2º e 5º ano do ensino fundamental, entre a primeira (antes da pandemia) e segunda avaliação (após a pandemia), respectivamente. Os grupos foram divididos em G1: dose única de intervenção e G2: dose dupla de intervenção. Nos dois momentos de avaliação foram verificadas habilidades de reconhecimento de letras, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental, fluência, compreensão leitora e escrita. Após a primeira avaliação, as crianças do G1 realizaram 15 encontros de estimulação das habilidades de consciência fonológica e vocabulário e G2, 30 encontros com as mesmas estratégias. Resultados parciais: No artigo 1 nós observamos que as habilidades da memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental avançaram de forma significativa em ambos os grupos. Apesar do aumento de desempenho, estes valores estão aquém do esperado para a idade e escolaridade dos participantes. Conclusão: o estudo é relevante para compreender a realidade educacional das crianças de baixa renda do Brasil e planejar futuras ações visando reduzir possíveis atrasos na alfabetização dos estudantes. Além disso, a quantidade de intervenções realizadas, mesmo que pouca, atuou como fator protetivo para a aprendizagem da leitura.