Audição e linguagem na primeira infância: análise da eficácia de um curso para profissionais da educação infantil
Pré-escolar. Linguagem infantil. Transtornos da Comunicação. Educação infantil. Educação à distância.
O ambiente escolar expande o convívio social da criança, permitindo o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas na primeira infância. O educador é um agente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças. Sua atuação tem potencial tanto para favorecer as habilidades comunicativas, quanto identificar possíveis alterações em seu desenvolvimento. Entretanto, apesar da origem da Fonoaudiologia estar associada à Educação, ainda há pouca colaboração entre essas áreas na educação infantil. Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve como objetivo analisar a eficácia de um curso sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância para capacitação de profissionais da educação infantil. O estudo, de caráter longitudinal, foi vinculado a um curso de extensão universitária voltado para profissionais da educação infantil. A coleta de dados se baseou na aplicação de questionários virtuais que avaliavam o conhecimento dos professores a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância, à tomada de decisão, frente à situações simuladas sobre o desenvolvimento da comunicação e a opinião acerca do curso. O período de coleta de dados se estendeu de setembro de 2021 a dezembro de 2022 e foi composto por três momentos: (1) pré-curso; (2) pós-imediato - imediatamente após a conclusão do curso; e (3) pós-tardio - seis meses após a conclusão do curso. Ao total foram consideradas as respostas de 92 profissionais que participaram dos três momentos. A casuística foi composta majoritariamente por mulheres, com idade até 39 anos, e com especialização como nível máximo de escolarização. Os resultados obtidos foram divididos em dois artigos. O primeiro comparou o conhecimento dos professores sobre o desenvolvimento da comunicação na primeira infância nos três momentos do estudo. A comparação do total de itens corretos entre os momentos revelou que no pós-tardio os participantes tiveram mais acertos. Por sua vez, o segundo artigo comparou a tomada de decisão dos profissionais frente a situações simuladas nos três momentos. Esta comparação indicou diferenças significativas entre o desempenho antes e após o curso. Assim, foi possível concluir que a capacitação de profissionais da educação infantil por meio de um curso ministrado à distância é eficaz como uma ferramenta para ampliação dos conhecimento a respeito do desenvolvimento da comunicação na primeira infância.