O ENSINO DA AUDIOLOGIA MEDIADO POR TECNOLOGIA E O IMPACTO NA SAÚDE AUDITIVA
Tecnologia Educacional; Tecnologia da Informação; Materiais de Ensino; Audiologia; Audiometria
Introdução: As restrições impostas pela pandemia da COVID-19 destacaram a importância da tecnologia no ensino em saúde em diferentes contextos. A utilização de simulações computadorizadas pode refletir em maior dinamismo e aproveitamento nas aulas, sejam elas remotas ou presenciais. Objetivo: Desenvolver e validar ferramentas virtuais para mediar o ensino da Audiologia. Método: Estudo de delineamento prospectivo descritivo, estruturado em dois manuscritos: (I) Audiômetro e imitanciômetro virtuais: ferramentas online para o ensino e
aprendizagem; (II) Pacientes virtuais: impacto da simulação computadorizada na atuação prática em audiologia. No primeiro estudo as ferramentas serão avaliadas por usuários, incluindo discentes, docentes e fonoaudiólogos. No segundo, a ferramenta foi avaliada por sete juízes, professores doutores com atuação em audiologia e em uma segunda etapa, será avaliada pelo público-alvo, professores e alunos de dois cursos de Fonoaudiologia por meio de uma versão adaptada da “Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho - Medida em Amplitude”. Serão utilizados questionários com escala Linkert, incluindo os pontos positivos e negativos do uso para todas as ferramentas desenvolvidas. Os dados serão submetidos a análise qualitativa e estatística com testes apropriados a depender da aderência. Resultados esperados: Até o momento tem-se 15 usuários do audiômetro virtual, com resultado preliminar indicativo de que a ferramenta é promissora tanto na percepção docente quanto discente e de profissionais. Na análise do algoritmo pelos juízes, constatou-se incoerência de resultados. Espera-se que nas próximas etapas do estudo, tenha-se percepção positiva dos usuários, impacto na atuação prática e identificação de melhorias a serem implementadas.