INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE RESPOSTA À INTERVENÇÃO NA DECODIFICAÇÃO LEITORA DE ESCOLARES EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Linguagem; Vulnerabilidade social; Leitura; Vocabulário; Aprendizagem.
Introdução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimentos e integração de informações com a língua, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político- social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências desenvolvimentais e orgânicas biológicas em crianças que crescem em tais ambientes. Consequências no neurodesenvolvimento, como dificuldades comportamentais, de memória, funções executivas e afins, podem ser observadas nessas crianças. Bem como, as dificuldades acadêmicas, com alterações no desenvolvimento da linguagem, como atrasos nas habilidades preditoras de leitura e escrita que dificultam consideravelmente o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos da estimulação de vocabulário expressivo e consciência fonológica no reconhecimento de letras e leituras de palavras e pseudopalavras de escolares do ensino fundamental em vulnerabilidade social. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo contém 39 escolares de escola pública, no segundo ano do ensino fundamental. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). O GE passou por um programa de resposta à intervenção, dentro da sala de aula, durante 12 sessões, em 3 sessões semanais de 60 minutos cada, por 5 semanas. Neste programa foram estimuladas, através de atividades lúdicas, as habilidades de consciência fonológica, como manipulação silábica e fonêmica, bem como o vocabulário expressivo. As intervenções tiveram como suporte material livros infantis previamente selecionados e objetos de estímulos visuais e sensoriais. Antes e após as 15 sessões oram avaliadas as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras, antes e após a intervenção. Resultados encontrados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e melhoras nas médias de desempenho em consciência fonológica e leitura. O grupo experimental, quando comparado com o grupo controle, apresentou resultados melhores. Observou-se correlação forte entre os resultados de consciência fonológica e melhora na habilidade de leitura.