ANÁLISE DA AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Audição; Hiperacusia; Transtorno do Espectro Autista; Testes Auditivos; Criança.
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado principalmente por déficits nas habilidades sociais, de interação social e pode apresentar anormalidades sensório-perceptuais. Além disso, no cenário atual constitui uma elevada prevalência na população mundial, sendo uma a cada 56 crianças. Estudos evidenciaram a possibilidade de ocorrência de hipersensibilidade auditiva nesses indivíduos, bem como de comportamentos que se assemelham à deficiência auditiva. Assim, a avaliação auditiva é essencial no processo de diagnóstico de casos com suspeita de TEA. Objetivo: Analisar os resultados da avaliação auditiva comportamental e eletrofisiológica de crianças com sinais clínicos de risco de TEA, bem como a percepção dos pais acerca da ocorrência da hipersensibilidade. Método: trata-se de um estudo observacional e transversal, estruturado em duas pesquisas: (1) avaliação audiológica comportamental e eletrofisiológica de crianças com sinais clínicos de risco de TEA: uma série de casos e (2) percepção dos pais sobre hipersensibilidade auditiva de crianças com sinais clínicos de risco de TEA: aplicação de um questionário. Resultados esperados: espera-se que essa população apresente limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, com possível atraso no desenvolvimento das habilidades auditivas e nas respostas eletrofisiológicas avaliadas por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE), além disso, espera-se que os pais tenham percepção de comportamentos de hipersensibilidade auditiva.