Desempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetização
Aprendizagem, bilinguismo, linguagem infantil, leitura, Fonoaudiologia.
Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criança com seus familiares e a sociedade. Este estudo, é composto por três artigos científicos: o primeiro trata-se de uma revisão integrativa da literatura e os demais, estudos originais por meio da avaliação das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues. Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, consciência sintática, vocabulário e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Estudo 1: 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. Estudo 2: 32 crianças, subdivididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, consciência sintática, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, e leitura. Resultados: No estudo 1 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras. No estudo 2 notou-se que as crianças de maior escolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas. Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios em determinadas habilidades do processamento fonológico, repercutindo positivamente no desempenho da leitura.