Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLARA LOPES MARIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CLARA LOPES MARIZ
DATA : 20/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Conhecimento e atitudes sobre saúde auditiva infantil de gestantes e puérperas: uma intervenção guiada por vídeo educativo


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Educação em Saúde; Perda auditiva; Audição; Tecnologia Educacional; Filme e Vídeo Educativo.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Introdução: O conhecimento dos pais sobre triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva e atitudes em relação à perda auditiva influencia diretamente o cuidado infantil. Vídeos educativos têm sido eficazes na promoção da saúde auditiva. Objetivo: avaliar um vídeo educativo sobre saúde auditiva infantil e seu impacto no conhecimento sobre a temática. Método: a dissertação está estruturada em dois artigos, o primeiro, trata-se de um estudo descritivo de validação de tecnologia, com o intuito de avaliar a satisfação de um vídeo como ferramenta de educação em saúde auditiva infantil, realizado em duas etapas, inicialmente a validação do vídeo foi realizada com três fonoaudiólogas, e a segunda com 45 mães avaliando a satisfação do vídeo com uso de um questionário e do Net Promoter Score (NPS); o segundo estudo consiste em um ensaio clínico randomizado triplo-cego, buscando comparar o impacto da intervenção educacional em saúde auditiva infantil no nível de conhecimento e retenção da informação, imediata e a médio prazo, na gestação e no puerpério. Participaram até o momento, 80 puérperas, divididas em dois grupos randomizados, e para completar a casuística participarão do estudo 80 gestantes, também divididas em dois grupos randomizados. Resultados preliminares: no primeiro estudo, observou-se uma tendência à satisfação da ferramenta educativa utilizada (vídeo), com 84,8% sendo promotores e 13,3% indiferentes. No segundo estudo, 40 puérperas foram randomizadas no grupo intervenção (GI) e 40 no grupo comparação (GC), sendo observado aumento significativo no conhecimento de puérperas quando comparado o momento pré e pós-intervenção do GI (p<0,001) e quando comparado o momento pós-intervenção inter-grupo (p=0,001). Espera-se, após a finalização do estudo, a validação de um vídeo como ferramenta de educação em saúde auditiva infantil e que os resultados obtidos direcionem o melhor momento, gestação ou puerpério, para realizar intervenção e divulgação de informações a esse público.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2358823 - ELIENE SILVA ARAUJO
Interna - ***.295.994-** - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI - UFPB
Externa ao Programa - ***.543.214-** - MONIQUE RAMOS PASCHOAL DUTRA - EBSERH
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 10:56
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