CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO HISTÓRICO DE ENFERMAGEM PARA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Processo de Enfermagem. Enfermagem pediátrica. Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica. Pesquisa metodológica em enfermagem.
Uma das ferramentas utilizadas pelo enfermeiro no seu processo de trabalho é o Histórico de Enfermagem, primeira etapa do Processo de Enfermagem, conhecida como a fase de investigação, que consiste na coleta de dados para identificação de problemas reais ou potenciais das pessoas que necessitam de cuidados. Para a coleta de dados o enfermeiro necessita de um instrumento que lhe sirva de guia e que reproduza as necessidades da pessoa a ser cuidada. Objetiva-se nesse estudo construir e validar um instrumento de Histórico de Enfermagem para Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Universitário. Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa que utilizará como referencial teórico a Teoria das Necessidades Humana Básicas de Wanda Horta e como referencial metodológico Pasquali (2010) que enfatiza a importância do processo de validação do instrumento. Será desenvolvido em três polos ou etapas: o primeiro polo/etapa será o Teórico, com uma revisão de escopo a fim de selecionar os resultados para compor os itens de construção do instrumento para Histórico de Enfermagem, guiado pelo referencial da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e elaboração do constructo; o segundo polo/etapa consta dos procedimentos empíricos, através do julgamento por quinze juízes, experts na área da Enfermagem, do conteúdo e aparência do constructo, utilizando uma escala tipo Likert e avaliação semântica do itens e domínios através da técnica do Brainstorming; o terceiro polo/etapa consiste dos procedimentos estatísticos, com a análise estatística e validação da versão final do instrumento por meio do índice de validade de conteúdo (IVC) e coeficiente de concordância de Kappa (k). Como resultado, obteve-se no primeiro polo 6 estudos que compunham a amostra final da revisão de escopo e pelos quais organizou-se a primeira versão do instrumento com sete domínios e 78 itens. No segundo polo, os Juízes e experts validaram o conteúdo e a aparência utilizando uma rodada da técnica Delphi, onde 4 itens obtiveram um índice de concordância abaixo do ponto de corte (< 0,64). O instrumento não sofreu alterações após a avaliação semântica dos itens e domínios pela técnica Brainstorming uma vez que os participantes demonstraram compreensão de todos os itens, com concordância acima do ponto de corte (>0,70) em todos os itens. Ao término da avaliação, o instrumento final contém sete domínios e 79 itens validados e compreensíveis para ser utilizado em UTI Pediátrica. Acredita-se que o instrumento HE tem a contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem prestados aos pacientes pediátricos internados em UTI Pediátrica, além de otimizar o tempo gasto pelo profissional e favorecer a comunicação entre os membros da equipe