FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO LABORATORIO DE INFORMATICA
Formação continuada; Competências digitais; Tecnologias Digitais; Laboratório de Informática
O presente documento relata como será realizada a pesquisa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias Educacionais que tem como tema: Formação Continuada de Professores para uso de Ferramentas Digitais no Laboratório de Informática, vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas com Tecnologias Educacionais. A referida pesquisa visa responder a seguinte questão: Quais características deve ter uma formação continuada de professores para uso de ferramentas digitais no laboratório de informática, que contribua com a melhoria das competências digitais dos professores e a integração da tecnologia ao Currículo? Esse estudo terá como produto, conforme definições de Produção Técnica da CAPES, um curso de formação profissional, no formato presencial e no laboratório de informática de duas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, a Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, localizada em São de Mipibu e a Escola Estadual Jacumaúma, localizada em Arês, ambas de ensino médio do Rio Grande do Norte. As razões que levaram ao desenvolvimento dessa proposta, surgem da experiência no meu lócus de trabalho, na 2a Diretoria Regional de Educação e Cultura - 2a DIREC, a partir do acompanhamento junto às escolas na elaboração de projetos para abertura do laboratório de informática e alocação do professor regente. O estudo justifica-se pela relevância, tendo em vista o contexto atual e das exigências legais para Integração das Tecnologias Digitais ao currículo. Precisamos reconhecer que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) demandam novos processos formativos que contribuam no desenvolvimento das competências digitais dos professores. Para conduzir o processo da pesquisa, o que se pretende atingir, assegurando sua relevância, temos como objetivo geral: Analisar as contribuições de uma formação continuada de professores para uso de ferramentas digitais no laboratório de informática, em escolas estaduais da circunscrição da 2a Diretoria Regional de Educação e da Cultura-DIREC. Para tanto, os objetivos específicos foram assim delineados: Identificar as lacunas na formação continuada de professores para uso de ferramentas digitais; Investigar que formatos de formação continuada podem contribuir para aprimorar o nível de competências digitais dos professores; Planejar e desenvolver uma formação continuada para o uso de ferramentas digitais no laboratório de informática em duas escolas da 2a DIREC. O referencial teórico será pautado em estudos acerca das políticas públicas voltadas à implementação das TDCIs no contexto educacional, levantamento das
legislações e diretrizes vigentes que orientam a integração das Tecnologias Digitais na educação. Para as discussões legais no âmbito das tecnologias educacionais, serão levados em conta políticas e programas implementados no Brasil nas últimas décadas e as que estão em curso, como também em experiências internacionais em educação digital. O estudo está caracterizado como uma pesquisa - ação com procedimentos de estudo de caso. Considerando as implicações teórica e prática do impacto desta pesquisa, espera-se que este estudo contribua para a formação do professor, levando-os a melhorar suas competências digitais e fazer com eles possam usar ferramentas digitais no laboratório de informática, deste modo colaborando para a integração das tecnologias ao currículo e com isso tornando as aulas mais inovadoras, possibilitando a mudança de percepção sobre o uso das tecnologias digitais no contexto educacional.