TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS NO DESENVOLVIMENTO DE VIAGENS VIRTUAIS DE ESTUDO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Aula de Campo, Ensino de Geografia, Tecnologias Educacionais, Práticas Inovadoras de Ensino.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas, e a relação entre a sociedade e o meio ambiente. As aulas de campo ou viagens de estudo são consideradas uma das estratégias para o ensino de geografia, auxiliando no processo de construção do conhecimento através de experiências pelas quais é possível observar alguns conceitos de forma mais contextualizada. Porém, algumas instituições de ensino, em particular da rede pública, sofrem dificuldades na realização dessas experiências, além disso, alguns conceitos não podem ser observados in loco. Nesse contexto, levanta-se a seguinte questão: Como as tecnologias digitais podem auxiliar na criação de viagens virtuais de estudo para o ensino de geografia? Portanto, definiu-se como objetivo principal desta investigação analisar tecnologias educacionais que possam auxiliar, de forma inovadora, na construção de roteiros de viagens virtuais de estudo, com vistas a contribuir com o ensino de geografia. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela realização de uma pesquisa-ação organizada em quatro etapas: I) identificação e definição dos elementos compositivos de uma viagem virtual de estudo; II) pesquisa sobre recursos tecnológicos para a criação de viagens virtuais de estudo; III) definição das metodologias educacionais inovadoras; e IV) desenvolvimento de sequências didáticas para realização de viagens virtuais de estudo. Ao final da pesquisa, esperamos contribuir com a criação de sequências didáticas para a realização de viagens virtuais de estudo, estratégia considerada fundamental para o ensino de geografia e o desenvolvimento da aprendizagem.