Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILENE PAULINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCILENE PAULINO DA SILVA
DATA : 08/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

O USO DA FERRAMENTA COLABORATIVA CANVA NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Produção escrita de gêneros textuais. Tecnologias digitais. Canva.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A instituição social acreditada como o lugar por excelência para oportunizar as práticas com a escrita é a escola. Nesse sentido, é fundamental que os educadores estejam imbuídos dos saberes necessários à atuação na prática educativa e acompanhem as mudanças na sociedade para inovar e propiciar um ambiente oportuno à aprendizagem significativa e  envolvente. Face ao exposto, surge o interesse de investigar novas estratégias na docência para engajar e motivar os educandos no ato da escrita, dando vida a questão de pesquisa: como promover a formação docente para o uso da ferramenta colaborativa Canva para a produção escrita dos gêneros textuais no quinto ano do Ensino Fundamental?. Nesse intento, objetivamos construir uma proposta de formação para o uso da ferramenta colaborativa Canva que auxilie a prática docente da produção escrita de gêneros textuais para o quinto ano do Ensino Fundamental. Para tal, optamos pela abordagem de pesquisa qualitativa, por entendermos que essa modalidade é pertinente para o contexto de formação docente no âmbito escolar, definindo o uso da pesquisa-ação, concebida para resolver um problema coletivo no qual pesquisadores e participantes estão envolvidos. No percurso da pesquisa, desenvolveremos grupos de trabalho, um curso formativo sobre a ferramenta Canva e  sequências didáticas com propostas de práticas de escrita por meio da referida ferramenta, as quais constituirão um e-book como produto final. Almejamos que os resultados da pesquisa contribuam para o processo de reflexão do corpo docente para as possibilidades de uso das ferramentas digitais como recurso pedagógico na sala de aula, oportunizando a materialização dos novos conhecimentos acerca da produção escrita de gêneros textuais. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao