UMA ABORDAGEM PARA A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Computação desplugada, Aprendizagem Significativa.
A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo propor um guia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O guia é oriundo da vivência do autor em atividades de ensino com crianças do Fundamental 1 em uma escola pública de Natal/RN. Esta vivência, junto com um levantamento bibliográfico, permitiu consolidar um grupo de diretrizes para atividades desplugadas e gamificadas embasadas em conceitos teóricos-práticos da Aprendizagem Significativa, do Construcionismo e nas ideias de Paulo Freire que priorizam a realidade local, o cotidiano, o interesse e os conhecimentos prévios dos alunos. Foram realizadas oficinas de formação de professores no intuito de avaliar a abordagem pedagógica sob a visão de outros profissionais de Educação, bem como ter uma perspectiva do ensino de Pensamento Computacional no âmbito do Ensino Fundamental 1.