PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO BASE PARA O LETRAMENTO DIGITAL E TREINO COGNITIVO DA PESSOA IDOSA
Idosos; treinamento cognitivo; Pensamento Computacional; Letramento Digital; jogo digital.
O Brasil possui uma tendência de crescimento da população idosa devido às melhores condições de saúde que os avanços desta área proporcionam, resultando em mais qualidade de vida. Neste sentido, o envelhecimento populacional suscita a busca por meios de capacitar cidadãos idosos a se manterem social e economicamente independentes e integrados à sociedade. Ressalta-se também que durante o processo de envelhecimento é possível haver redução no desempenho cognitivo, ocasionando dificuldades na realização de tarefas comuns do dia-a-dia. O Pensamento Computacional (PC) pode ser utilizado para o desenvolvimento cognitivo de idosos, pois trabalha com a resolução de problemas e pode auxiliar com a memorização a partir de atividades desplugadas. Focando neste público e percebendo como a tecnologia digital pode contribuir para o desenvolvimento de atividades para mantê-lo ativo, este estudo apoia-se no PC para estimular tanto a cognição quanto o desenvolvimento de habilidades tecnológicas dos idosos, tendo como objetivo desenvolver um processo de treino cognitivo com conteúdos de Letramento Digital a partir de um jogo digital. A pesquisa será de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, e sua metodologia seguirá o Design Science Research (DSR), uma vez que haverá o desenvolvimento de um jogo com o treino cognitivo proposto, que será validado por um instrumento de Materiais Educacionais Digitais (MEDs) para dispositivos móveis, voltado para pessoas idosas. Como resultados esperados, almeja-se a entrega do jogo digital com o treino cognitivo adaptado para o idoso e, com isso, sua participação ativa para que possa treinar sua cognição a partir das atividades plugadas, independente de estar ou não em sua residência.