O uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na formação de instrutores na Polícia Militar
Formação. Polícia Militar. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas.
As orientações teórico-metodológicas da Matriz Curricular Nacional (MCN) salientam que os programas e planos dos cursos de formação e aperfeiçoamento profissional dos policiais militares dialoguem entre Eixos Articuladores e Áreas Temáticas buscando criar uma unidade entre teoria e prática. Com isso, busca nortear as práticas formativas para a segurança pública preconizando ações didáticas com uso de Metodologias Ativas enquanto inovação educacional a exemplo da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Esta possui os mesmos princípios didático-pedagógicos observados pela MCN, emergindo situações problemas com significativo profissional para os policiais, valorizando suas vivências e seus prévios conhecimentos. A partir destas orientações, será desenvolvido um itinerário formativo para instrutores policiais com o uso da ABP seguindo os passos do Design Instrucional Contextualizado como recurso programático que permitirá levantar os aspectos físicos, organizacionais e culturais das peculiaridades da formação policial local sabendo dos próprios formadores. Enquanto procedimentos metodológicos essa pesquisa se inscreve no campo do tipo exploratória, como método de estudo de caso com ênfase qualitativa, abrangendo um levantamento bibliográfico, entrevistas, aplicação de questionários e análise de documentos. As ações de treinamento pretendem desenvolver as competências dos formadores para o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de policiais militares.