Banca de DEFESA: GLICE ROCHA PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLICE ROCHA PIRES
DATA : 25/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/huo-uapp-jho
TÍTULO:

Realidade Aumentada como Apoio à Aprendizagem de Vetores na Educação Superior


PALAVRAS-CHAVES:

Vetores. Geometria Analítica. Realidade Aumentada. Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Alunos da Educação Superior vêm enfrentando desafios na aprendizagem de Vetores, que são elementos matemáticos adotados pela Geometria Analítica para unir os ramos da Álgebra e da Geometria em prol da resolução de problemas. O estudo da Álgebra Vetorial apresenta forte aplicabilidade em diversos campos do conhecimento, como a Física, Engenharias, Computação, Economia, etc., sendo imprescindível que os alunos da Área Tecnológica e das Ciências Exatas sejam bem formados nesse quesito. Apesar disso, são evidentes as dificuldades de aprendizagem relacionadas a operações e conceitos básicos de Vetores. As disciplinas que abordam esse assunto na Educação Superior exigem um alto nível de abstração do aluno, e geralmente adotam um material didático pouco contextualizado, desfavorecendo uma aprendizagem que faça sentido ao aluno e leve em conta as suas necessidades educacionais. Muitas tecnologias atuais auxiliam aprendizes em contextos educacionais problemáticos, como é o caso da realidade aumentada. Nesse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver uma solução de realidade aumentada para tornar o processo de ensino e aprendizagem de Vetores mais significativo, com uma abordagem matemática visual e contextualizada. Para isso, passou por procedimentos metodológicos baseados no Design Thinking, por ser um modelo de pensamento que busca soluções inovadoras centralizadas nas necessidades dos usuários finais. O público alvo da pesquisa foi composto por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estavam cursando a disciplina de Vetores e Geometria Analítica (VGA). A pesquisa teve como produto um protótipo de aplicativo de realidade aumentada que estimula a aprendizagem de conceitos e operações vetoriais. O produto da pesquisa foi avaliado de duas maneiras. Primeiramente, foi verificado se o aplicativo dotava de recursos que contemplavam necessidades identificadas ao longo das etapas iniciais da pesquisa. Em seguida, o aplicativo foi experimentado em aulas de VGA no formato de ensino remoto, devido às restrições impostas pela UFRN por causa da pandemia da covid-19. Com a experimentação, foi possível avaliar o potencial educacional do aplicativo, ao se analisar os impactos que ele gerou na experiência de aprendizagem dos alunos. A pesquisa permitiu fazer diversas constatações a partir da experimentação realizada com a ferramenta educacional desenvolvida: adequação ao ensino matemático; viabilização de uma abordagem de ensino de vetores visual; promoção da visualização e compreensão de conceitos, operações e aplicações de vetores; exploração de conceitos vetoriais de maneira interativa, dinâmica e em um contexto que faz sentido ao aluno. Espera-se, assim, que o presente trabalho possa fomentar novas pesquisas na mesma temática e que o protótipo construído seja levado adiante em prol de uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo ao Programa - 2042579 - SAMYR SILVA BEZERRA JACOME
Externo à Instituição - GEBER LISBOA RAMALHO - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 09:29
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