FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO DIGITAL: em contexto de pandemia
Formação docente; Letramento digital; Tecnologias Digitais; Pandemia.
É factual que a pandemia causada pela ameaça do COVID-19, trouxe à tona uma carência na formação docente no tocante ao uso das TDIC. Nesse contexto, indagou-se sobre as possibilidades de modificação das práticas formativas que, antes da pandemia, eram realizadas de forma presencial. Refletiu-se se seria possível realizar uma formação docente online que conseguisse articular teoria e prática, com elementos da cultura digital. Daí surgiu a presente pesquisa que visou analisar as contribuições da Formação Online, na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino. O referencial teórico do estudo pautou-se nas concepções de formação docente e de letramento digital, tendo Nóvoa, Garcia, Freire, Buzato e Moreira, dentre outros, como autores de referência nessas áreas de estudo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com nuances de uma pesquisa-ação, com base empírica, caracterizada como intervencionista. Os dados foram gerados por meio de registros dos chats no Meet, questionários eletrônicos, registros em notas de campo e entrevistas semiestruturadas.O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Natal, envolvendo assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino, durante e com o desenvolvimento do curso de extensão I Formação Online realizada pela Secretaria de Educação de Natal/RN. A análise dos dados permite indicar que a formação on-line proporcionou impactos importantes no que se refere ao desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional dos participantes, ampliando os letramentos digitais, bem como, provocou desdobramentos na ação formativa da rede de ensino, que se reestruturou com e a partir do uso das tecnologias digitais. Também é possível afirmar que apesar do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação, há uma demanda por uma formação de professores que aproxime os docentes do mundo da cultura digital. Como produtos do estudo, além da dissertação, realizou-se uma formação online, devidamente registrada como Projeto de Extensão, além da produção de um “Guia para reuniões online” e uma “cartilha” que evidencia os principais aspectos do trabalho realizado no decurso da pesquisa.