PODCASTS ACESSÍVEIS E SUAS DIMENSÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: aspectos educacionais e sociais das síndromes de Berardinelli e de Down
Podcast acessível. Síndrome de Berardinelli. Síndrome de Down.
Essa pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais – PPgITE, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e teve como objetivo desenvolver podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down, para o uso nas escolas públicas com professores. Diante desse cenário foi construída a questão de pesquisa: Quais as possibilidades do uso do podcast acessível e suas dimensões pedagógicas para a docência, na perspectiva da educação inclusiva, com foco nas Síndromes de Berardinelli e de Down? Essa questão envolve a discussão da Educação Especial, com foco na Educação Inclusiva, e a finalidade didática e pedagógica do podcast como recurso formativo à docência, por meio das suas diversas utilidades, sobretudo, na socialização de conhecimentos sobre as especificidades da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down no contexto social e educacional. Quanto ao aspecto metodológico adotou-se a pesquisa participativa, constituída em duas etapas - a primeira etapa, a construção dos podcasts, organizados em 8 episódios que abordaram os aspectos: educacional, social e clínico relacionados à Síndrome de Down e Síndrome de Berardinelli, no formato de entrevistas; a segunda etapa, trata-se da disponibilização dos podcasts e, posteriormente, do envio de questionários aos professores para avaliar o podcast como recurso pedagógico e discutir as temáticas sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. Os dados foram organizados e analisados através dos princípios da Análise de Conteúdo. Para obter os resultados da primeira etapa, decorrente da produção dos podcasts, foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp como recurso para realização e gravação das entrevistas. A edição foi feita por meio do Filmora 9 e Canva. Os resultados da segunda etapa mostram que 52,4% dos professores não conhecem a recurso podcast e 81% dos docentes não adotam o podcast como recurso pedagógico. Os dados apontam para as fragilidades no acesso ao conhecimento sobre a Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. As concepções advindas dos questionários revelam o podcast como recurso pedagógico viável em sala de aula, pois 52,4% dos professores identificaram aspectos que os motivaram ao assistirem os podcasts e consideraram que esse dispositivo pode contribuir na formação