MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA CURSO DE PÓS-FORMAÇÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.
Metodologias de Ensino, Metodologias Ativas, Sequência Didática.
Essa pesquisa surge da inquietação e necessidade de enriquecer o ato pedagógico, alinhando novas metodologias de ensino dentro da instrução militar. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de sequência didática com base em metodologias ativas para a formação dos aspirantes a Aviador da Força Aérea Brasileira. Sobre os aspectos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, empírica e intervencionista. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizadas capacitações com o corpo docente do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão Aéreo - CPROE, intervenções pedagógicas na elaboração dos planos de aula e acompanhamento das instruções utilizando as metodologias ativas. Analisamos os resultados dessas aulas, através da análise de conteúdos dos questionários de críticas do curso, o que nos direcionou na elaboração do modelo de sequência didática baseado nas metodologias de ativas: Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Gamificação. Como resultado foi criado um Guia de sequências didáticas através do modelo ADDIE (do inglês, Analysis, Design, Development, Implementation eEvaluation), contendoferramentas tecnológicas e atividades práticas que podem ser usadas em diferentes momentos no planejamento e execução de uma aula. O resultado esperado é contribuir de forma pedagógica na missão de proporcionar aos discentes experiências de aprendizagem que os habilitem a desenvolver as atividades operacionais e administrativas inerentes às funções de oficial aviador da Força Aérea Brasileira.