Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELICA VERONICA DE OLIVEIRA MARTINS
DATA : 20/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/fsy-okdv-awe
TÍTULO:
O GOOGLE MAPS E O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES:
Interdisciplinaridade. Aprendizagem Significativa. Sequência Didática. Ensino fundamental. Google Maps.
PÁGINAS: 79
RESUMO:
Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda se apresenta numa abordagem tradicional em muitas escolas pelo Brasil. Não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes, sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. Como professora regente do laboratório de informática e com formação em Geografia, nos questionamos como poderíamos romper com essa concepção disciplinar, de forma a integrar áreas de conhecimento, professores e alunos com auxílio das TDIC, buscando promover uma maior integração no processo de ensino-aprendizagem. Como envolver os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a inovar suas práticas pedagógicas, por meio de um ensino interdisciplinar, tendo a Geografia como ponto de partida? Essas inquietações nos motivaram a realizar uma pesquisa que será desenvolvida na Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães; de base qualitativa, apresenta características de uma pesquisa - ação, pois além de buscar compreender uma situação, procura intervir a fim de modificá-la. Como objetivo geral, a pesquisa visa desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar, com base na aprendizagem significativa, para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos, buscamos i) Identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) Elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) Testá-la com alunos e professor do 4º ano; iv) Ajustar e validar a sequência com os alunos e professores; v) Produzir um guia didático “GEOINTEGRA” para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizaremos como instrumentos de coleta de dados, questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Com essa pesquisa, espera-se mostrar que é possível desenvolver novas práticas pedagógicas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem das crianças da rede pública de ensino do município de Parnamirim/RN.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1291544 - EDU SILVESTRE DE ALBUQUERQUE