Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO
DATA : 17/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/rzb-uade-oxs)
TÍTULO:
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO COM O USO DO WHATSAPP
PALAVRAS-CHAVES:
Estratégias de ensino remotas; alfabetização; letramento digital; whatsapp; pandemia do covid-19
PÁGINAS: 116
RESUMO:
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cenário escolar, nas práticas docentes e no cotidiano dos educandos, principalmente, neste período de pandemia do COVID-19, em que as aulas presenciais foram suspensas. A alfabetização das crianças também se tornou uma preocupação, por ser considerada a base da vida escolar. Assim, o ensino remoto, em caráter emergencial, surge como alternativa para dar continuidade ao ano letivo. Diante desse cenário, a pesquisa buscou analisar a implementação das estratégias de ensino remotas no processo de alfabetização e letramento digital, em uma turma do 2ª ano do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Tibau/RN. O aplicativo do WhatsApp foi selecionado como principal meio de comunicação, interação e ambiente de aprendizagem, por ser considerado uma tecnologia de amplo alcance, fácil acesso e presente no cotidiano das famílias. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se de elementos da pesquisa-ação, uma vez que se propôs a realizar uma intervenção ativa e inovadora neste contexto. Foram aplicados como instrumentos: questionários, diário de campo e capturas telas que possibilitaram o registro da intervenção. Realizaram-se discussões sobre alfabetização e letramento, a partir de: Soares (2002, 2004, 2005, 2009), Tfouni (2010), Kleiman (1997, 2007); sobre letramento digital: Buzato (2006); Selfe (1999), Freitas (2010, 2012), Frade (2004, 2018), Souza (2007), Ribeiro (2012), Xavier (2007); Coscarelli (2007), Oliveira, Costa e Moreira (2001), Glória e Araújo (2018); das tecnologias digitais na educação: Martín-barbero (2014), Rolando; luz e Salvador (2015), Almeida e Valente (2011), Kenski (2007, 2008), Móran (2013); e ensino remoto: Moreira e Schlemmer (2020), Arruda (2020), Rabello (2020), Soligo (2020). A análise dos dados permitiu evidenciar que é possível desenvolver estratégias de ensino remotas na alfabetização, mesmo que de forma emergencial, garantindo que as crianças mantenham o contato com a escola e as várias linguagens, verbais e não-verbais, de maneira a adquirir habilidades do letramento digital, ao interagirem com diversos recursos multimodais. Como desafios a pesquisa revelou: obter feedback dos alunos, manter laços de proximidade na relação professor-aluno, acompanhar a mediação realizada pelos pais e o processo de ensino aprendizagem no percurso da intervenção. Quanto às possibilidades: valorização do trabalho docente, haja vista a evidência do papel desenvolvido; desenvolvimento de estratégias de ensino inovadoras; maior vínculo com os pais; aquisição, pelas crianças, de habilidades relacionadas ao letramento digital, oportunizadas pelo contato com os recursos tecnológicos nesse formato de aula remota.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa ao Programa - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externa à Instituição - ELAINE LUCIANA SOBRAL DANTAS - UFERSA