Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA VIERA
DATA : 14/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência https://meet.google.com/aeb-yccc-eda
TÍTULO:
O USO DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: LIMITES E PERSPECTIVAS
PALAVRAS-CHAVES:
Lousa Digital Interativa, Formação de Professor, Estratégias metodológicas de ensino.
PÁGINAS: 121
RESUMO:
Esse trabalho versa sobre o Uso da Lousa Digital Interativa (LDI) no contexto escolar. O nosso objetivo é compreender as práticas e os fatores que tornam a LDI um instrumento metodológico pouco utilizável nas aulas de língua inglesa. Essa subutilização decorre tanto de fatores ligados à infraestrutura quanto a formação de professores. A referência empírica deste estudo contou com a participação de 21 professores de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Natal, os quais participaram de enquetes sobre experiências docentes com o equipamento em questão, bem como por meio de oficinas didático-metodológicas voltadas ao manuseio desse recurso. A partir desse estudo foi possível interferir na atuação docente, no sentido de mediar práticas educativas que contemplem o currículo escolar, por meio dos recursos da tecnologia e das metodologias ativas, de acordo com (Bacich e Moran, 2018). A metodologia da pesquisa está respaldada em (Gil, 2002; Severino, 2007). Como Resultados foram elaboradas estratégias metodológicas e um guia de uso da LDI para os docentes, no sentido de trazer contribuições relevantes ao fazer pedagógico, em atividades com o uso das TICs.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa à Instituição - FERNANDA SUMIKA HOJO DE SOUZA - UFSJ