Tema: "O Uso de Mapas Mentais como Estratégia de Aprendizagem no Proeja – IFPB"
Mapas Mentais, Educação de Jovens e Adultos, Ensino – Aprendizagem
A presente pesquisa constitui na proposição de estratégias de uso de mapas mentais que auxiliem na aprendizagem de Jovens e Adultos, através de um estudo de caso na turma PROEJA do Curso Subsequente de Recursos Pesqueiros, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo. A pesquisa piloto foi divida em duas etapas: A primeira etapa constituiu-se no estudo de caso, onde foi possível mensurar os principais problemas, necessidades e motivações dos sujeitos. Este estudo nos permitiu avançar para a segunda etapa, que foi a construção de um objeto de aprendizagem para auxiliar na construção de mapas mentais e sua aplicação em uma oficina para o sujeito participante (sujeito A). Posteriormente, fizemos a exposição do conteúdo de Legislação Aplicada à Pesca e Aquicultura, disciplina técnica presente no currículo do curso, para os sujeitos A e B, comparando a utilização do método tradicional de aprendizagem com o método de mapas mentais. Com essas informações, foi possível aprimorar a ferramenta que será utilizada no experimento final e analisar previamente a eficácia dos mapas mentais como estratégia de aprendizagem.