Xavier: um software educativo para avaliação de mapas conceituais
Mapas Conceituais; Avaliação da Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
Com as revoluções tecnológicas e pedagógicas ocorridas desde o século passado, os processos de ensino e aprendizagem vêm se alterando em um ritmo acelerado, entretanto o mesmo não acontece com as formas de avaliação. Apesar dos discentes aprenderem através de aparelhos e metodologias multimídias, dentro e fora da sala de aula, os docentes ainda carecem de ferramentas adequadas para a avaliação e visualização da aprendizagem. Devido a isso acaba-se retornando às metodologias tradicionais de avaliação, tais quais os testes clássicos em papel, ou uma versão online deles. Mas existem outras alternativas: mapas conceituais já se estabeleceram como um instrumento pedagógico apropriado para visualização e avaliação da aprendizagem, existindo vários programas de computador que permitem a criação destes. Porém existe uma lacuna a ser preenchida: apesar de já existirem critérios propostos para avaliação e correção de mapas conceituais, existem poucas ferramentas que os utilizem, ou que permitam que os docentes criem critérios avaliativos próprios. Especialmente ferramentas em português, e que estejam disponíveis online e gratuitamente. Nessas novas ferramentas são imprescindíveis formas práticas para a visualização de dados da aprendizagem tanto individual quanto coletiva dos discentes. Consideradas essas questões, este trabalho relata o processo de desenvolvimento do software Xavier, um sistema para avaliação de conhecimento através de mapas conceituais.